Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1941
Título: Resgatando a afetividade através da psicomotricidade: uma experiência Junto a crianças da creche
Autor(es): Souto, Gizelda da Costa
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação Infantil
Aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Consideramos de fundamental importância, para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças que frequentam instituições escolares, as contribuições advindas da psicomotricidade. Na Educação Infantil, o estímulo ao desenvolvimento motor parece indissociável ao estabelecimento de relações afetivas entre adultos e crianças, e entre estas e seus pares. Neste artigo serão apresentadas experiências do estágio docente, desenvolvidas no componente curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, através de um Projeto de Atuação e Investigação Docente (PAID). O referido projeto tinha por objetivo, favorecer relações afetivas através de atividades psicomotoras, junto a crianças de uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de Remígio - PB. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de favorecer o debate junto a profissionais que atuam nesse nível de ensino, acerca de práticas pedagógicas que estimulem as relações afetivas através de atividades que envolvam o movimento, o desenvolvimento motor. O artigo traz informações e análises obtidas através de intervenções realizadas em campo de estágio/pesquisa, associada a revisões bibliográficas. Como procedimentos para a pesquisa-ação nós observamos, planejamos, intervimos, registramos e analisamos as práticas com atividades psicomotoras, buscando resgatar a afetividade através das mesmas. Para processar e analisar os dados encontrados e o desempenho na turma do Maternal II nós utilizamos como suporte os registros escritos sobre a participação e o progresso das crianças no decorrer de todos os dias de aplicação do projeto. As intervenções realizadas junto às crianças possibilitou-nos perceber a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento integral destas. Por isso, procuramos intervir junto às crianças, buscando estabelecer o desenvolvimento das relações afetivas, através do movimento corporal. Através dessas relações, observamos que a criança, desde mais tenra idade, faz uso de gestos e outras manifestações reflexas para expressar seus desejos, sentimentos e necessidades. Por estes motivos, concluímos que a afetividade e a psicomotricidade devem estar presentes na Educação Infantil, bem como na vida das crianças, de maneira indissociável e nas mais diversas possibilidades, visando não apenas seu desenvolvimento, mas a harmonia entre o agir, o pensar e o sentir.
Descrição: Souto, G. da C. Resgatando a afetividade através da Psicomotricidade: uma experiência Junto a crianças da creche. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1941
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizelda da Costa Souto.pdfGizelda da Costa Souto1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.