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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Lidiana Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:06:23Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:06:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1943 | - |
dc.description | Silva, L. P. da. Artes visuais na educação infantil: uma experiencia na zona rural de Boa Vista - PB. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A arte possui uma linguagem de expressão muito particular que permite ao ser humano transmitir significados por meio das diversas manifestações corporais e emocionais. Nesse sentido, o presente estudo tem por finalidade analisar metodologias de ensino da arte voltadas para Educação Infantil, a fim de evidenciar a importância das Artes Visuais para esta modalidade de ensino, e teve como suporte teórico os autores que estudam a infância e o ensino das Artes Visuais: Zilma Ramos de Oliveira (2002); Maria F. de Rezende e Fusari & Maria Heloísa C. de T. Ferraz (1993), Ana Mae Barbosa (1998); Maura Penna (1995); Philippe Ariès (1981); No âmbito dos documentos legais, nos respaldamos sobre as ideias e conceitos existentes no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (1998); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1961 e, 1996). De acordo com os dados obtidos através da pesquisa participante, diagnosticamos que ainda existe uma insuficiência muito grande com relação ao ensino de arte, o que demonstra que a educação Brasileira ainda tem muito para avançar. Concluímos que apesar de o ensino de Artes Visuais se fazer presente na grade curricular das instituições de Educação Infantil, é apresentado como um conhecimento desnecessário, como se a valorização cultural não fosse importante para a formação social das crianças, e como se os âmbitos estético e artístico estivessem restritos apenas a meras atividades de reprodução e cópias, não valorizando seu real sentido que é o de levar os meninos e meninas a construir sua percepção crítica, além da ação participativa e consciente na cultura e na sociedade em que estão inseridos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Artes visuais na educação infantil: uma experiencia na zona rural de Boa Vista - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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