Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1953
Título: O brincar como direito e necessidade da criança
Autor(es): Dias, Emanuela Dângela Sousa
Palavras-chave: Educação Infantil
Criança
Aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar dentro do contexto da brincadeira as práticas pedagógicas, os espaços que são oferecidos na educação infantil e a visão dos educadores concernente a tal atividade. No entanto, para chegar aos fins desejados, foram utilizados como respaldos, uma revisão bibliográfica, o desenvolvimento do Projeto de Investigação e a Atuação Docente, intitulado: “O Lugar do Brincar na Educação Infantil”- vivenciado durante o estágio de atuação docente em educação infantil- e por fim, foram utilizados dados decorrentes de um questionário e de observações dessas práticas e do próprio PAID. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada na Creche e Pré-Escola Municipal Maria Ceci, localizada na cidade de Campina Grande-PB a partir da atuação docente na condição de professora estagiária do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, que por sua vez, também se constituiu como o campo de investigação. O PAID, foi desenvolvido numa turma da Pré- escola, denominada de pré II, envolvendo 19 (dezenove) crianças, de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos de idade, no turno da manhã. As observações foram realizadas na turma do Maternal I envolvendo 18 (Dezoito) crianças, de 03 a 04 anos, no turno da tarde. Através das observações, podemos perceber a importância do brincar no processo de ensino e no desenvolvimento/aprendizagem dos infantis. Foi perceptível também o quanto se faz necessário, nas práticas pedagógicas de instituições de educação infantil, espaços abertos para que o ato de brincar possa vir a acontecer. Diante da ausência do brincar nas práticas e propostas pedagógicas dos professores - aspectos visualizados no processo investigatório e comprovados com os dados colhidos através dos questionários - observa-se a necessidade de analisar as contribuições e relevâncias do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, o presente trabalho, constitui-se em uma oportunidade de discussão sobre a relevância do brincar, especialmente na educação infantil, bem como, pensar sobre os espaços e tempo que são destinados a tal atividade no ambiente escolar.
Descrição: Dias, E. D. S. O Brincar Como Direito e Necessidade da Criança. 2012. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1953
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Dângela Sousa Dias.pdfEmanuela Dângela Sousa Dias1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.