Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1969
Título: O Programa Brasil Alfabetizado no município de Massaranduba- Pb: desafios e reflexões
Autor(es): Barros, Ana Cristina Alves de
Palavras-chave: Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Programa Brasil Alfabetizado
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho focaliza a experiência do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), desenvolvido no ano de 2010, no município de Massaranduba/PB. Inicialmente, é feita uma breve contextualização acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida no Brasil no decorrer do processo histórico, através da qual busca-se evidenciar que essa modalidade educativa sempre foi tratada como uma educação de “segunda classe”, o que é traduzido pelas altas taxas de analfabetismo absoluto e funcional. No segundo momento o foco da abordagem é sobre o analfabetismo no Estado da Paraíba e especialmente no município de Massaranduba/PB. Em seguida, é feita uma abordagem sobre a experiência do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) desenvolvido em Massaranduba- PB a partir da coleta de dados junto à coordenadora e mais três professoras que atuam no referido programa no Município de Massaranduba- PB. Desse modo, objetiva-se fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento do PBA em Massaranduba/PB focando especificamente os desafios enfrentados pelos(as) professores/as no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Descrição: Barros, A. C. A. de. O Programa Brasil Alfabetizado no Município de Massaranduba- Pb: desafios e reflexões. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1969
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Alves de Barros.pdfAna Cristina Alves de Barros628.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.