Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20231
Título: Professores em formação inicial e suas percepções sobre o ensino e aprendizagem do inglês na EJA
Autor(es): Pereira, Izaura da Silva
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
EJA
Formação docente
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as percepções de professores em formação inicial sobre o ensino-aprendizagem da LI na Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA). O mesmo caracterizase como estudo de campo, de caráter exploratório, qualitativo tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por oito professores em formação inicial que estagiaram na EJA e se dispuseram a colaborar com a presente pesquisa. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa destacamos os documentos oficiais como os PCN´S (Parâmetros Curriculares Nacionais) do Ensino Médio (BRASIL, 2000), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Curriculares para Funcionamento da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2016); além de teóricos como Freire (2007), Gadotti (2014), Nogueira (2009), entre outros. Na análise dos dados foi possível verificar que para os professores (em formação) entrevistados, o ensino de inglês na EJA é importante e necessário, mas que, devidos às peculiaridades dos alunos, às condições de trabalho e de aprendizagens nem sempre se chega a um resultado satisfatório. Entretanto, mesmo com essas dificuldades, esses professores em formação inicial não se mostram desinteressados. Mais do que isso, essas percepções os levam a (re) pensar sobre o processo de ensino-aprendizagem de LI na EJA, assumindo suas limitações e as barreiras que são inerentes a todo contexto educacional. Pensar que a educação vale à pena move não só esses professores entrevistado, mas todos aqueles que não se deixam vencer pelas dificuldades que enfrentam na profissão.
Descrição: PEREIRA, I. da S. Professores em formação inicial e suas percepções sobre o ensino e aprendizagem do inglês na EJA. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20231
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IZAURA DA SILVA PEREIRA.pdf554.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.