Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20341
Título: As mídias digitais na formação do professor: a tecnofobia em questão
Autor(es): Souza, Robson dos Santos
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Mídias digitais
Formação docente
Tecnofobia
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Considerando o avanço das novas tecnologias nas esferas sociais, e, consequentemente, a sua inserção no espaço escolar, este estudo objetiva, de uma forma geral, discutir sobre a inserção das mídias digitais na formação do professor e as suas dificuldades na utilização dessas tecnologias em sala de aula, e indaga: A inserção de mídias digitais em sala de aula contribui, efetivamente, para a prática docente? Como objetivos específicos, o presente estudo busca analisar se os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, da cidade de Campina Grande – PB, que serviu de campo de pesquisa, inserem em suas aulas as mídias digitais e qual o impacto da tecnologia em sua formação docente; e 2) Investigar, através de um questionário, se existe tecnofobia nesse ambiente escolar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, servindo-se de um questionário, como técnica de pesquisa para a coleta de dados, que, entre outras questões enfocou a tecnofobia: a resistência do professor na utilização de recursos tecnológicos no contexto escolar. A partir dos dados analisados, constatou-se que o uso de mídias digitais, como ferramenta de trabalho, possibilita, ao professor, ajustar sua didática a nova realidade social, no momento que favorece, ao aluno, o contato com suas vivências, as quais não devem ser ignoradas na escola.
Descrição: SOUZA, R. dos S. As mídias digitais na formação do professor: a tecnofobia em questão 2019. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20341
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ROBSON DOS SANTOS SOUZA.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.