Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20368
Título: O cabelo afro na construção da identidade negra
Autor(es): Souza, Samara Merivânia Alves de
Palavras-chave: Racismo
Identidade negra
Cabelo afro
Discriminação racial
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central, compreender o processo de construção da identidade negra, associado a relação estética com o cabelo afro, de mulheres negras nos âmbitos familiares e escolares, nos períodos da infância e adolescência. Analisar os reflexos e consequências criadas e internalizadas sobre o cabelo afro, que influenciam na construção da identidade de mulheres negras. Como também, verificar a existência ou não de práticas discriminatórias, nos âmbitos familiares e escolares, nos períodos da infância e adolescência. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza etnográfica. Consiste também de estudos bibliográficos e documentais, tais como: Albuquerque e Fraga Filho (2006), Cavalleiro (1998), Gomes (2008), Hall (2006), Melo (2016), Lei N° 12.288 do Estatuto da Igualdade Racial (BRASIL, 2010), Lei Nº 10.639/2003, Lei Nº 7.716/1989, dentre outros aportes teóricos e documentais realizados sobre a presente temática. A coleta de dados da pesquisa é mediada por entrevistas semiestruturadas realizadas com três mulheres negras, residentes na cidade de Remígio-Paraíba. A análise dos dados é efetuada por meio da análise de conteúdo de Bauer (2013). Como resultados identificamos duas categorias: racismo e identidade negra, visto que, se constatou a existência de racismo e a cor de pele e a textura do cabelo são traços identitários que marcaram negativamente a vida das mulheres entrevistadas. Os estudos para a construção deste trabalho possibilitaram uma visão mais ampla sobre a falta de conhecimento sobre a história de luta e resistência da cultura africana e afro-brasileira, como também, a naturalização do silenciamento sobre ações racistas, preconceituosas e discriminatórias, praticadas sobre a criança ou adolescente negra, direcionadas a sua cor de pele e textura de cabelo, propagadas no âmbito familiar e escolar. Estes são fatores preponderantes para os momentos de rejeição/negação da identidade negra, sobretudo da mulher negra. Dessa maneira, proporcionaram o entendimento sobre a importância da consolidação entre família e escola, para o desenvolvimento de ações cotidianas e práticas educativas que promovam o respeito às diferenças étnico-raciais, a valorização da cultura africana e afro-brasileira, a representatividade dos traços identitários negros (corpo, cor de pele e textura de cabelo). De modo, a despertar na criança, adolescente e mulher negra, o sentimento de pertença e aceitação da identidade negra, o reconhecimento e assunção da beleza natural negra, sobretudo do cabelo afro.
Descrição: SOUZA, S. M. A. de. O cabelo afro na construção da identidade negra. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20368
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SAMARA MERIVÂNIA ALVES DE SOUZA.pdf634.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.