Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20381
Título: Merenda escolar: um estudo de caso sobre os reflexos da implementação do sistema de unidade de processamento de alimentação escolar - UPAE, no Centro Educacional Edvardo Toscano, em Guarabira
Autor(es): Silva, Juliana Rosendo da
Palavras-chave: UPAE
Merenda escolar
Alimentação saudável
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Este artigo constitui-se um estudo exploratório sobre os reflexos da implementação da Unidade de Processamento da Alimentação Escolar (UPAE), no Centro Educacional Edvardo Toscano em Guarabira/Pb. Na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente da escola, provavelmente pode refletir positivamente nos hábitos alimentares e na nutrição de forma correta, para auxílio na permanência das crianças na escola e a socialização entre os atores envolvidos, alunos/ merendeiros. Na fundamentação teorica utilizamos os seguintes autores: ANDRADE(2003), CAVALCANTI(2009) e SANTOS(1989). A pesquisa de cunho qualitativo, trata-se de um estudo de caso, caracterizada como pesquisa de campo, também objetiva investigar à eficácia e a qualidade do preparo e da distribuição da merenda. Nesse sentido, foi aplicado um questionário junto aos alunos com quatro questões, abetas e fechadas, observando: o perfil do entrevistado; a necessidade da merenda por parte dos educandos e a qualidade do cardápio oferecido nas escolas através do UPAE. Para os funcionários (as) que lidam com a merenda, o questionário foi composto de quatro questões abertas, incluindo itens como: o tempo de profissão, as formas de preparo da comida, a higiene no manuseio dos alimentos etc. Após a aplicação dos questionários, procederam-se as análises dos dados que foram tabulados de forma qualitativa e posteriormente analisados. Esse tipo de questionário devido à abrangência do tema agregou dois valores, alimentação e merenda escolar, permitindo aos sujeitos da nossa pesquisa apontar aspectos que podem contribuir significativamente para a manutenção da unidade na escola, desde uma alimentação saudável e o valor da merenda, complemento necessário para o bom desempenho escolar, para aquisição de bons hábitos alimentares e na melhoria das relações em grupo dos alunos do Centro Educacional Edvardo Toscano. Este trabalho não pretendeu esgotar a temática, mas apontar pistas para novas pesquisas acerca do tema.
Descrição: SILVA, J. R. da. Merenda escolar: um estudo de caso sobre os reflexos da implementação do sistema de unidade de processamento de alimentação escolar - UPAE, no Centro Educacional Edvardo Toscano, em Guarabira. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20381
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Rosendo da Silva.pdfPDF - Juliana Rosendo da Silva890.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.