Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20436
Título: Frankestein e a alteridade do ser: uma viagem ao inconsciente
Autor(es): Silva Júnior, Pedro Estevão da
Palavras-chave: Análise do discurso
Padrões culturais
Inconsciente
Relações de desejo
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Criado em meio a um universo sombrio repleto de tantos conflitos sociais e interpessoais na vida de Mary Shelley, o romance Frankenstein se configura como umas das obras mais famosas do mundo todo por apresentar, uma vez produto do gênero gótico, um texto envolvente que trabalha com os aspectos psicológicos de seus personagens, e é reflexo da sociedade em que fora escrito. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar os conflitos vivenciados por Victor Frankenstein e sua criatura como representações da relação de desejo em oposição à normatividade cultural da época. A pesquisa se baseia em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, uma vez que reúne trabalhos na literatura como Jung (2002), Gilmore (2003), Miskolci (2011), Sedgwick (2007), e Soares (2015), dentre outros, que reforçam as ideias propostas neste artigo. Os resultados mostram que a aclamada obra de Mary Shelley busca muito mais do que apenas assustar o leitor, mas trazer reflexões acerca do que habita no inconsciente da mente humana com suas intencionalidades, medos e ansiedades diante de uma sociedade que reprime o ser diferente por fugir dos padrões culturais.
Descrição: SILVA JÚNIOR, P. E. da. Frankestein e a alteridade do ser: uma viagem ao inconsciente. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20436
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PEDRO ESTEVÃO DA SILVA JÚNIOR.pdf383.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.