Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2050
Título: O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência
Autor(es): Andrade, Rosimari dos Santos Silva
Palavras-chave: Educação Infantil
Música
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Esta monografia apresenta os resultados de um estudo acerca do uso da música na Educação infantil. Resulta de uma intervenção realizada na Creche Pré-Escola Municipal Nenzinha Cunha Lima, com alunos da turma do Pré I. A pesquisa objetivava observar as atuais práticas e mostrar as várias possibilidades e formas que se pode trabalhar com a música nas atividades da educação Infantil. Através de um projeto de intervenção foram realizadas atividades que trabalharam o som, o ritmo, a melodia, a letra, a construção artesanal de instrumentos musicais, a contação de estórias sonorizadas e dramatizadas, entre outros. Com ele buscávamos demonstrar como a atual metodologia cotidiana, aliada à música, torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e eficaz, além de promover o desenvolvimento da percepção musical e motora, incentivar a criatividade e a socialização entre as crianças. Para subsidiar nossa pesquisa foram lidos vários documentos oficiais e autores do assunto como: Penna (2008), Brito (2003), Cáricol (2012), Balestreri (2005), Loureiro (2001), entre outros. Esta pesquisa pode ser considerada, quanto à natureza, como empírica, um estudo de caso fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, que forneceu a base para elaboração do roteiro para a observação (registro audiovisual e entrevista aberta/informal) através da vivência com as professoras. Os resultados mostram que a música contribui para o desenvolvimento das capacidades de ouvir, de perceber e discriminar eventos sonoros diversos, sendo ela instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: Andrade, R. dos S. S. O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência. 2012. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosimari dos Santos Silva Andrade.pdfRosimari dos Santos Silva Andrade3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.