Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20689
Título: A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar
Autor(es): Cabral, Edjane Pereira
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação diatópica
Sala de aula
Variação linguística
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: Este artigo trata a manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. Assim, tivemos como objetivo investigar a intensidade dos fenômenos variacionistas que manifestam os educandos em situações específicas, tendo como foco uma escola de ensino fundamental, no município de Ouro Velho-PB, mais precisamente em uma turma de 7º ano, do Ensino Fundamental (anos finais), nas aulas de Língua Portuguesa. As referidas aulas foram observadas e gravadas para a análise de dados. Deste modo, para fundamentar a pesquisa tivemos como teóricos Bagno (2009; 2013), Bortoni Ricardo (1985; 2004), Faraco (2008), Polli Silva (2009). A pesquisa se caracteriza como sendo etnográfica. A análise dos dados foi realizada a partir das expressões utilizadas pelos alunos e pela professora em sala de aula. Realizada a análise, constatamos que diante de todas as variantes ocorrentes na língua, a variante diatópica (regional) é a mais recorrente na fala do público envolvido.
Descrição: CABRAL, E. P. A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20689
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edjane Pereira Cabral.pdfPDF - Edjane Pereira Cabral685.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.