Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20803
Título: Da repressão à liberdade sexual, na obra terra de Santa Cruz, de Adélia Prado
Autor(es): Sousa, Jônatas Bezerra de
Palavras-chave: Crítica literária
Sexualidade
Mulher na literatura
Adélia Prado
Literatura barroca
Data do documento: 15-Fev-2013
Resumo: Esta pesquisa demonstra a presença de traços barrocos, como antíteses, paradoxos e hipérboles, utilizados pelo eu-lírico de Adélia Prado, em cinco poemas do livro Terra de Santa Cruz (1981). Por meio destes traços, o sujeito lírico apresenta nos poemas algumas temáticas opostas, como o sagrado e o profano, a espiritualidade e a carnalidade, e o desejo e a repressão. O objetivo deste trabalho é contribuir com outra maneira de enxergar a obra dessa poeta, não apenas pela ótica da religião católica, comumente abordada nos textos científicos, mas por meio da ótica da sexualidade, tema constante na obra dessa autora mineira. Utiliza-se os conceitos de corporalidade delineados por Elódia Xavier (2007) no livro Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. A autora aponta dez tipos de corpos femininos, presentes em textos literários escritos por mulheres, porém somente dois deles serão aqui utilizados, o corpo disciplinado e o corpo liberado, para uma abordagem de gênero neste ensaio acadêmico; também será investigada a presença de traços da linguagem barroca nos poemas de Adélia Prado, influenciando o eu-lírico que ora tende aos prazeres da carne, ora às realizações do espírito, oscilando entre aqueles dois tipos de corpos citados. Portanto, subentende-se que o eu-lírico esteja em busca de uma espécie de liberdade que adéque a disciplina e a liberalidade em um só tipo de corpo, equilibrado, ou busque em ambos, ou em um só deles o escape de suas emoções, realizando-se enquanto pessoa poética.
Descrição: SOUSA, J. B. de. Da repressão à liberdade sexual, na obra terra de Santa Cruz, de Adélia Prado. 2013. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20803
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JONATAS BEZERRA DE SOUSA.pdf301.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.