Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20829
Título: As letras de funk e a (auto)desvalorização feminina sob uma perspectiva discursiva
Autor(es): Araújo, Mércia Cristina Guedes
Palavras-chave: Linguagem
Música
Funk
Desvalorização
Data do documento: 28-Jun-2012
Resumo: A linguagem, enquanto discurso, não constitui um universo de signos utilizados como mera ferramenta de comunicação. Pelo contrário, a linguagem é interação no bojo de suas produções sociais. Dito isto, nosso trabalho justifica-se pela necessidade de se trazer à lume, questões relevantes para a sociedade, uma vez que a música – objeto de nosso estudo - está exposta e divulgada em qualquer lugar e atinge um público cada vez mais diverso – abrangendo grande parte do público infanto-juvenil. Nesta perspectiva, este trabalho objetiva mostrar a (auto)desvalorização feminina, encontrada em duas letras de funk, do grupo Gaiola das Popozudas, intituladas “My pussy é o poder” e “Vou distribuir”, bem como apresentar, a partir da análise, os elementos discursivos que caracterizam a noção “autodestrutiva” da própria mulher. No que concerne às teorias do Discurso, nos respaldamos basicamente nas discussões de Fernandes (2007), Bakhtin (1988), Maingueneau (2005), bem como de Amaral (2010), Bezerra (2008), Allen (2006), no que diz respeito à música e seus desdobramentos.
Descrição: ARAÚJO, M. C. G. As letras de funk e a (auto)desvalorização feminina sob uma perspectiva discursiva. 2012. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20829
ISSN: CDD 801.95
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MERCIA CRISTINA GUEDES ARAUJO.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.