Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20925
Título: O diário reflexivo como ferramenta para a formação docente de alunos de estágio supervisionado
Autor(es): Bezerra, Eveline da Silva
Palavras-chave: Diário reflexivo
Estágio supervisionado
Formação docente
Professor crítico-reflexivo
Data do documento: 30-Abr-2019
Resumo: O trabalho do professor é complexo, tendo em vista que há diversas variáveis que influenciam seu agir em sala de aula. Uma delas que é relevante apontar é a falta de autorreflexão sobre o agir docente por parte de alguns professores. Visto desta maneira, tanto os docentes recém-formados, quanto aqueles que já lecionam necessitam de suportes que viabilizem o agir crítico-reflexivo, uma vez que essa ação poderá levar à melhoria do ensino/aprendizagem. Deste modo, este estudo objetiva investigar qual a importância do uso da ferramenta “diários reflexivos” na formação inicial de alunos da disciplina Estágio Supervisionado II. Partimos do pressuposto de que essa ferramenta contribui para a formação de professores críticos-reflexivos. A questão norteadora desta pesquisa é até que ponto o aluno estagiário percebe a importância do diário reflexivo na sua formação. Para esta investigação, utilizamos como corpus diários reflexivos que coletamos de alunos estagiários do curso de Licenciaturas em Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e entrevistas realizadas com eles. Desse modo, esta pesquisa é de cunho qualitativo- interpretativista. Para fundamentá-la, utilizamos como aporte teórico a abordagem de Zabalza (2004), Reichmann (2007), Fontana e Fávero (2013), mas também recorremos a outros teóricos como Pimenta e Lima (2006), Stutz (2012) entre outros. Zabalza e Reichmann apresentam concepções acerca do diário reflexivo, considerando-o como um instrumento facilitador do trabalho docente. Para esses autores, com a utilização do diário, os professores poderão observar, avaliar e transformar a sua ação docente. Assim, através das abordagens teóricas que respaldam este estudo, refletimos que a constituição de professores críticos-reflexivos acontecerá através da formação inicial e continuada baseada numa perspectiva que valorize a junção da teoria e da prática. A partir da análise realizada nesse estudo, por meio dos discursos dos estagiários gerados nas entrevistas e nos diários reflexivos, constatamos que os discentes desenvolveram a criticidade acerca de suas práticas pedagógicas, perceberam a contribuição do instrumento de registro para sua formação e reconfiguraram a representação do que é ser professor.
Descrição: BEZERRA, E. S. O diário reflexivo como ferramenta para a formação docente de alunos de estágio supervisionado. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20925
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eveline da Silva Bezerra.pdfPDF - Eveline da Silva Bezerra2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.