Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21014
Título: El discurso religioso en la obra Niebla de M. de Unamuno
Autor(es): Adelino, Cícero Severino
Palavras-chave: Crítica literária
Discurso religioso
Novela
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: Este trabalho académico tem por objetivo apresentar o discurso religioso na obra literária Niebla (1914) de Miguel de Unamuno. Niebla é uma novela que tem como personagens principais Augusto, Eugenia y Unamuno que é personagem e autor. Sua historia desenvolve-se na Espanha no início do século XX, em seu enredo estão os elementos religiosos que são: o panteísmo, o panenteísmo, o comunismo, o cristianismo não tradicional e traços de misticismo variados. Niebla tem um caráter religioso, filosófico y existencial que surge a partir das desilusões de Augusto que sofre com o desprezo da sua amada Eugenia. A partir de uma visão pessoal do personagem se constrói a problemática existencial que da sequência a filosófica y as duas tem fundamento em uma perspectiva religiosa, na qual o homem busca chegar a Deus. Unamuno tem como característica a busca por Deus que se apresenta não apenas em Niebla, mas em outras obras suas também. Dessa forma se percebe que o caráter religioso que está presente na novela é influencia em parte da sociedade da época que se opunha a postura da Igreja Católica. Também se vê a influencia da geração de 98 e do krausismo espanhol que estão presentes na obra de Unamuno. Deste modo a novela mostra as ideias e cultura de um povo em uma determinada época. Expresso por Unamuno de um modo inquietante e provocativo. Niebla é vista como a representação da sociedade de uma forma literária.
Descrição: ADELINO, C. S. El discurso religioso en la obra Niebla de M. de Unamuno. 2013. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21014
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Severino Adelino.pdfPDF - Cícero Severino Adelino313.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.