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dc.contributor.authorPaula, Kassia Kiss Jacinto de-
dc.date.accessioned2020-02-07T11:39:15Z-
dc.date.available2020-02-07T11:39:15Z-
dc.date.issued2019-11-17-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21599-
dc.descriptionPAULA, K. K. J. de. Frida (2002) como mediadora da desconstrução de gênero na aula de ELE: representação feminina e feminismo. 2018. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA indispensabilidade de um olhar singular e coletivo voltado para a educação contemporânea, provoca reflexões sobre as práticas desempenhadas nas instituições educacionais brasileiras. Sistema esse que é corresponsável pela formação do senso crítico dos indivíduos de uma nação influenciando no processo de construção cognitiva do sujeito, tornando indispensável o pensar pedagógico voltado para as Competências do século XXI. Este artigo de cunho bibliográfico e qualitativo, propõe o estudo do uso da cinematografia como acionador do cognitivo, através do filme Frida (2002), da diretora Julie Taymor, observando as questões de gênero e sexualidade abordadas no filme e problematizando os papeis sociais atribuídos aos gêneros, o que nos faz refletir como são semeadas e reconstituídas as ideologias, como são postas em prática e de que forma repercutem no cotidiano da sociedade. Os discursos são protagonistas das regras estabelecidas para uma vivência em harmonia, regras que são determinadas pela constituição e moral de uma sociedade. Portanto, nos utilizamos da análise da obra para promover debates em aula de Espanhol como Língua Estrangeira – ELE, no qual foi proposto ademais de uma intervenção fotográfica inspirada na compreensão dos alunos sobre as relações de gênero na sociedade contemporânea a exposição em um Sarau Literário em uma Escola Cidadã Integral na cidade de Cacimba de Dentro, que por sua vez, atua no modelo pedagógico integral idealizado no Brasil principalmente por Anísio Teixeira, no qual preza pela autonomia na aprendizagem, utilizando-se de um plano pedagógico interdimensional. Assim, pretendemos explanar sobre as possibilidades de ensino/aprendizagem no modelo: cidadã integral, usando a desconstrução de gênero, os estereótipos construídos em cima dele e o movimento feminista como instrumentos de investigação e prática. Para isso, utilizamos como aporte teórico destes estudiosos de gênero e sexualidade, como do cinema e ensino aprendizagem de línguas:pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Antonio Carlos Batista da Silva Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesconstrução do gêneropt_BR
dc.subjectCompetências do século XXIpt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.titleFrida (2002) como mediadora da desconstrução de gênero na aula de ELE: representação feminina e feminismopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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