Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22222
Título: O olhar do professor sobre o desenho da criança em uma creche na cidade de Massaranduba-PB
Autor(es): Sabino, Fernanda Araujo Tavares
Palavras-chave: Educação infantil
Desenho infantil
Prática docente
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico para coleta de dados o questionário aberto realizado com um grupo de três professoras de uma creche pública na cidade de Massaranduba. Objetivamos nesse trabalho identificar a concepção que o professor da Educação Infantil atribui aos desenhos da criança e como, esses são realizados no cotidiano da sala de aula. Constatamos que a maioria das educadoras que participaram do questionário compreende que o desenho é uma atividade riquíssima para vários aspectos do desenvolvimento infantil. No entanto, essas produções são realizadas apenas de duas a três vezes por semana com a mediação da professora e, geralmente, para finalizar alguma produção escrita em sala de aula e/ou bimestres e, dessa maneira, não oportunizam momentos para o desenho livre. Teoricamente nos referendamos em autores a exemplo de KUHLMANN JR. (2011), BEILFUSS (2015), BOMBONATO e FARAGO (2016), CASTRO (2007) entre outros.
Descrição: SABINO, F. A. T. O olhar do professor sobre o desenho da criança em uma creche na cidade de Massaranduba-PB. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22222
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FERNANDA ARAUJO TAVARES SABINO.pdf537.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.