Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22250
Título: Acesso à justiça no Brasil: um estudo de caso da Comunidade Mutirão do Serrotão
Autor(es): Sousa, Clara Roberta Alves de
Palavras-chave: Comunidade Mutirão do Serrotão
Acesso à Justiça
Cultura da paz
Data do documento: 7-Jul-2020
Resumo: Desde o início da jurisdição, até os dias atuais, podemos verificar com o passar do tempo a evolução dos acessos à justiça. Essa área do Direito envolve questões muito delicadas como o relacionamento interpessoal, e necessita de um olhar além do jurídico, precisando de sensibilidade pois está lidando diretamente com o sentimento das partes, o que torna a resolução do conflito mais profundo e delicado. O bairro Mutirão do Serrotão está localizado na cidade de Campina Grande-PB e é reconhecido pela pauperidade de seus moradores. Trata-se de um bairro considerado de classe baixa cujo acesso à justiça ainda não ocorre de forma significativa. Diante disso, esse estudo buscou compreender a percepção dos moradores do bairro Mutirão do Serrotão sobre a cultura de paz. Assim, assume-se como problemática: qual a percepção dos moradores do bairro Mutirão do Serrotão sobre a cultura da paz? Nesse sentido, assume-se como pressuposto que a cultura da paz é a finalidade ao acesso à justiça e estão diretamente ligadas ao Estado Democrático de Direito. A presente pesquisa tem por finalidade destacar os meios alternativos de resolução de conflitos, a justiça restaurativa e a cultura de paz como um método efetivo na solução dos conflitos de competência cível, expandindo seu potencial e reforçando seus benefícios dentro do contexto atual de sociedade, em especial na Comunidade Mutirão do Serrotão. É com esse conjunto de assertivas que esse estudo se faz justificável.
Descrição: SOUSA, Clara Roberta Alves de. Acesso à justiça no Brasil: um estudo de caso da Comunidade Multirão do Serrotão. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22250
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CLARA ROBERTA ALVES DE SOUSA.pdf501.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdf609.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.