Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22282
Título: As relações entre direito e educação: as prerrogativas legais na defesa da educação domiciliar no Brasil.
Autor(es): Barros, Laísa Caroline da
Palavras-chave: Educação domiciliar.
Direito à educação.
Constituição Federal.
Data do documento: 9-Jul-2020
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a educação domiciliar como modelo alternativo educacional, além do sistema escolar. Ademais, apresentar conceitos, características e a sua perspectiva frente à legislação brasileira como forma de aprimorar o debate jurídico acerca do tema. A interpretação simplória das legislações infraconstitucionais pode deslegitimar a possibilidade de educação domiciliar no Brasil, contudo, quanto à prerrogativa constitucional, há uma evidente liberdade de ensino que possibilita a existência não apenas da educação tradicional, centralizada na instituição escolar, mas também de modalidades alternativas de educação. Além disso, vê-se que o poder familiar detém a plena titularidade para guiar a instrução dos pupilos. Tal realidade é afirmada pelos princípios constitucionais e pelos tratados internacionais de direitos humanos. Dessarte, o julgamento do STF do RE nº 888.815 revelou que a educação domiciliar se demonstra como um assunto de interesse geral, o não provimento, portanto, não deve ser visto como precedente, uma vez que não trouxe qualquer orientação às famílias educadoras. Para analisar tal fenômeno, a pesquisa foi bibliográfica, com base na leitura e análise de livros, artigos, dissertações, legislação, julgados, reportagens jornalísticas e documentos jurídicos internacionais. Assim, conclui-se que, à luz do ordenamento jurídico brasileiro, o direito à educação domiciliar, apesar de não enumerado expressamente no texto constitucional, é decorrente da junção de vários valores, direitos e princípios constitucionais. O debate acerca da educação domiciliar é pertinente, cabendo ao Estado o seu reconhecimento como algo legítimo, através da devida regulamentação a nível nacional, a fim de evitar discriminação e de ser negado a determinados pais o direito à educação de seus pupilos em ambiente doméstico.
Descrição: BARROS, Laísa Caroline da Rocha. As relações entre Direito e Educação: as prerrogativas legais na defesa da educação domiciliar no Brasil. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22282
ISSN: CDD 342.02
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laísa Caroline da Rocha Barros.pdfPDF - Laísa Caroline da Rocha Barros662.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito - Laisa.pdfTermo de depósito972.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.