Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22307
Título: O atendimento médico à mulher vítima de violência sexual no Brasil
Autor(es): Souza Ferreira, Ravena Maria
Palavras-chave: Violência Sexual
Mulher Vítima
Sistema Público de Saúde
Direitos Humanos
Data do documento: 28-Ago-2020
Resumo: Este artigo apresenta, inicialmente, uma abordagem histórica sobre o combate à violência contra mulher, concentrando-se na contribuição dos movimentos feministas e na perspectiva da violência sexual como uma questão de saúde pública. O objetivo central é analisar a regulamentação de procedimentos que tratam das repercussões da violência sexual sobre a saúde física e psíquica da mulher no âmbito do atendimento médico, contextualizando tal prática com as Normas Técnicas do Ministério da Saúde de Atenção Humanizada ao Abortamento e de Prevenção e Tratamento dos Agravos resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes, legislações específicas voltadas à atenção integral da vítima e o ideal proposto pelas políticas públicas de saúde no âmbito nacional. A justificativa dessa discussão encontra seu fundamento no papel e na potencialidade que a saúde pública possui para produzir relevantes reduções no impacto desta violência, quando seus programas e orientações são devidamente realizados. Com a intenção de concretizar o objetivo proposto, utilizaram-se os métodos científicos observacional, dedutivo e comparativo, a partir de levantamentos documentais, bibliográficos e legislativos, a fim de desenvolver uma abordagem histórico-descritiva do problema. Com isso, concluiu-se que as autoridades da saúde pública podem atuar no estabelecimento de planos e políticas nacionais de prevenção à violência sexual por meio de parcerias entre vários setores e da adoção de recursos para as ações preventivas. Também foi concluído que, em termos normativos, o Brasil encontra-se à frente de outros países, sendo que nota-se a urgência de romper o distanciamento entre as leis e a realidade social cotidiana, com o propósito de materializar o acesso ao que já está previsto, de modo que não se torne apenas mera retórica.
Descrição: FERREIRA, Ravena Maria Souza. O atendimento médico à mulher vítima de violência sexual no Brasil. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22307
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ravena Maria Souza Ferreira.pdf569.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf251.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.