Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22310
Título: Dignidade animal, senciência e o delito de maus-tratos contra animais em casos de repercussão social: da proteção jurídica à responsabilização
Autor(es): Oliveira, Gabriela Santana de
Palavras-chave: Proteção jurídica responsabilização
Maus-tratos contra animais
Direito Ambiental
Data do documento: 2-Jun-2020
Resumo: Os animais têm acompanhado o ser humano no transcurso da História no qual posteriormente, evoluiu num crescente processo de domesticação de diferentes animais como: cães e gatos os quais têm sido inseridos nos lares, proporcionando assim, um maior vínculo afetivo. Contudo, temos visto na mídia um aumento no número de casos de maus-tratos contra animais, gerando assim, revolta na sociedade e em ONGs protetoras de animais. Diante disso, o presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender de que modo a lei de crimes ambientais tem buscado garantir proteção jurídica aos animais, bem como vem responsabilizando quem comete maus-tratos. Mediante uma pesquisa bibliográfica e documental cujos métodos adotados são: o observacional e o indutivo, faremos a análise de três casos de repercussão social que envolve o crime de maus-tratos contra animais, da qual partiremos da problemática de que o Antropocentrismo corrobora para que as penas aplicadas sejam desproporcionais à gravidade do delito. Portanto, os resultados alcançados, nos demonstram que apesar da legislação do Brasil ter evoluído quanto ao entendimento de que o animal é um ser senciente e tem o direito de ter uma vida digna, ainda não possibilita uma proteção jurídica efetiva, uma vez que maltratar animais consiste em crime de menor potencial ofensivo.
Descrição: OLIVEIRA, Gabriela Santana de. Dignidade animal, senciência e o delito de maus-tratos contra animais em casos de repercussão social: da proteção jurídica à responsabilização. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22310
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso.pdf543.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf301.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.