Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22398
Título: Unificação de Guias de Medidas Socioeducativas: Reflexões sobre o caráter educativo e punitivo das respostas aos Atos Infracionais
Autor(es): Guedes, Layra Araújo de Oliveira
Palavras-chave: Medidas Socioeducativas
Unificação de Guias
Cultura Punitiva
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demonstrar a influência da cultura punitiva, na sensação de impunidade demonstrada pela sociedade, em decorrência da aplicação de medidas socioeducativas por meio da unificação de guias. O trabalho teve como motivação a experiência vivenciada e observada no campo de estágio na 13ª Promotoria de Infância e Juventude, da cidade de Campina Grande, durante o período de março de 2018 a março de 2020, a qual é responsável pela apuração dos atos infracionais. No decorrer do estudo, foi observado a influência da cultura punitiva sobre a visão da sociedade perante o Direito da Criança e do Adolescente, e principalmente a desvalorização do seu caráter educativo, e em decorrência deste fato, mostrou-se claro ser este, o fator primordial para a análise da unificação de guias como de pouca efetividade. O trabalho é de natureza bibliográfica, contendo posicionamentos de doutrinadores contra e a favor da chamada “penalização” do direito juvenil. Foram apontados ainda, os principais pontos que ressaltam a importância do caráter educativo, das medidas socioeducativas.
Descrição: GUEDES, Layra Araújo de Oliveira. Unificação de Guias de Medidas Socioeducativas: Reflexões sobre o caráter educativo e punitivo das respostas aos Atos Infracionais.19p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22398
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- LAYRA ARAÚJO DE OLIVEIRA GUEDES -.pdfPDF- LAYRA ARAÚJO DE OLIVEIRA GUEDES829.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - assinado.pdfTermo de Depósito831.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.