Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22408
Título: O PMALFA como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização
Autor(es): Almeida, Kátia Luna de
Palavras-chave: Programa Mais Alfabetização
Educação infantil
Processo de alfabetização
Professor de alfabetização
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: O presente artigo objetiva compreender como acontece o desenvolvimento do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) enquanto política pública voltada ao desenvolvimento e aprimoramento das capacidades de leitura, escrita e matemática dos alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Para tanto, trazemos um breve histórico da educação e da alfabetização no Brasil, bem como a apresentação do PMALFA, fazendo uma explanação acerca de seus objetivos, diretrizes, participantes e formas de avaliação. Recorreu-se a autores como Ghiraldelli (2009), Moreira (2013), Mortatti (2000,2006,2010), Soares (2003, 2018), Libâneo (2013), bem como alguns documentos legais relacionados à temática proposta para melhor compreensão do processo de alfabetização. Este trabalho consiste numa pesquisa qualitativa e toma o estudo de caso como método de pesquisa. Com base nos autores estudados, depreende-se que para concluir o processo de alfabetização a criança percorre um caminho de descobertas. Nesse sentido, o estímulo do professor, enfatizando suas capacidades, fornece condições para que a criança evolua. As questões relacionadas à educação são bastante complexas, uma vez que lidam com uma série de variáveis que não estão restritas apenas ao âmbito escolar, logo, torna-se imprescindível que considerando esse contexto, o processo de alfabetização seja prazeroso e estimule o aluno a superar suas limitações, a desenvolver sua autonomia e a elevar o seu conhecimento. Como objetivo específico, esta pesquisa investiga como se deu o desenvolvimento do PMALFA na visão de seus atores (professores alfabetizadores, gestora e coordenadora pedagógica) na Escola Aprender, na cidade de Areia/PB. O Programa constitui-se como um projeto de política pública proposto pelo Governo Federal, voltado a reverter os índices negativos dos estudantes na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Aponta-se limites no processo de formação de professores para o Programa e ainda no tempo do Assistente de Alfabetização em sala de aula. Contudo, ainda assim os professores alfabetizadores e demais participantes da pesquisa o compreendem como um programa que auxilia na promoção da aprendizagem de crianças em salas de alfabetização.
Descrição: ALMEIDA, K. L. de. O PMALFA como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização. 31 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22408
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KÁTIA LUNA DE ALMEIDA.pdf693.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.