Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pontes, Luisa Regina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T21:41:49Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T21:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22441 | - |
dc.description | PONTES, L. R. da S. Sala de recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas: interface para o ensino e aprendizagem da criança com deficiência. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo verificar como as tecnologias assistivas são utilizadas em uma Sala de Recursos Multifuncionais e de que maneira auxiliam no processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência. Para isso, a metodologia adotada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa com cunho exploratório, no qual realizamos a coleta de dados por meio de observações e entrevistas com a professora responsável da Sala de Recursos Multifuncionais em uma escola situada em Campina Grande-PB, as observações foram realizadas em cinco encontros, iniciado no dia 20 de setembro de 2019. Concluímos que as tecnologias assistivas são indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência, contribuindo no processo de inclusão dos mesmos, bem como em avanços significativos em aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Constatamos ainda, que a tecnologia por si só não inclui e nem auxilia no desenvolvimento destas crianças, contudo, associada a um uso adequado e consciente possibilita a esses sujeitos caminharem com independência e autonomia, não apenas no âmbito educacional, mas, em toda sua vida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador(a): Profa. Ma. Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.subject | Recursos multifuncionais | pt_BR |
dc.title | Sala de recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas: interface para o ensino e aprendizagem da criança com deficiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luisa Regina da Silva Pontes.pdf | PDF - Luisa Regina da Silva Pontes | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 935.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.