Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22602
Título: A importância do controle externo da atividade policial nas investigações que apuram a participação de policiais em crimes praticados por organizações criminosas
Autor(es): Fonsêca, Abraão Marcos do Nascimento
Palavras-chave: Controle externo.
Atividade policial
Ministério Público
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O Artigo de revisão narrativa ora analisado pretende compreender a importância do controle externo exercido pelo Ministério Público sob a atividade policial, notadamente nos procedimentos investigativos que apuram a participação de policiais em crimes praticados por organizações criminosas. Nesse contexto, a orientação metodológica escolhida fora o método dedutivo, iniciando o estudo a partir da previsão constitucional do controle externo até concluir com a análise do enunciado normativo da lei das organizações criminosas que prevê a fiscalização do Ministério Público em procedimentos investigativos acerca da atuação de policiais investigados por crimes previstos na Lei n° 12.850/13. Portanto, de modo geral fora atestada a imprescindibilidade da fiscalização externa que o Parquet deve realizar sob a atuação de organismos policiais que usam da violência legítima e do poder de polícia. Além disso, no tocante aos crimes previstos na lei de organizações criminosas e praticados por policiais esse controle externo se mostra ainda mais importante, sobretudo para coibir interferências corporativistas e garantir a lisura das investigações.
Descrição: FONSÊCA, Abraão. A importância do controle externo da atividade policial nas investigações que apuram a participação de policiais em crimes praticados por organizações criminosas. 2020. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22602
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abraão Marcos do Nascimento Fonsêca - TCC.pdfTCC - Abraão Marcos do Nascimento Fonsêca1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito920.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.