Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22617
Título: A judicialização da saúde e o conflito entre o mínimo existencial e a reserva do possível
Autor(es): Santos, Breno Thiago de Sousa
Palavras-chave: Saúde
Reserva do Possível
Direitos Fundamentais
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: No cotidiano, o direito à saúde se confunde com os serviços médicos, os quais englobam consultas, prescrições medicamentosas, cirurgias de variados graus de complexidade, mas também acompanhamento regular à luz da medicina preventiva. Desse modo, para que haja uma real efetivação dessa garantia, é preciso um conjunto amplo de ações. A garantia à saúde deve ser compreendida, assim, como o acesso a um conjunto de políticas que visam, para além da reabilitação de pacientes, à promoção de ações no sentido da prevenção de doenças. Assim, o presente Artigo tem por objetivo geral analisar a concretização da garantia fundamental à saúde no Brasil em face da reserva do possível. Visando alcançar os objetivos propostos, utilizase do método indutivo. A saúde deve ser compreendida como uma das principais garantias do indivíduo, uma vez que, por uma questão lógica, a manutenção da vida humana depende necessariamente de condições que colaboram para uma vida saudável. Desse modo, a gestão estatal deve dar prioridade às ações que colaborem para a concretização da saúde em seus mais variados aspectos. Entre proteger a inviolabilidade do direito à vida digna, que se qualifica como direito subjetivo inalienável assegurado a todos pela própria Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, ou fazer prevalecer, contra essa prerrogativa fundamental, um interesse financeiro e secundário do Estado, deve-se privilegiar a vida e a saúde humanas, mormente se contrastarmos a prioridade do gasto com a manutenção da saúde em face de outros dispêndios do poder público.
Descrição: Santos, Breno Thiago de Sousa. A judicialização da saúde e o conflito entre o mínimo existencial e a reserva do possível. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22617
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breno Thiago de Sousa Santos - Judicialização da saúde e a reserva do possível.pdfBreno Thiago de Sousa Santos - Judicialização da saúde e a reserva do possível.pdf260.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito 2.pdfTermo de depósito 2.pdf265.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.