Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857
Título: Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial
Autor(es): Souza, Angelina Clara Silva de
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Estágio
Parâmetros curriculares
Ensino de História
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Tendo em vista a importância das práticas metodológicas no processo de ensino e a incorporação e relevância do tratar a história e a cultura afro-brasileira enquanto educação antirracista, e ainda reconhecendo a profissão do professor enquanto função social estimuladora do pensamento crítico, este trabalho é um artigo feito a partir de um estudo de caso que se destina a descrição da experiência em estágio supervisionado do curso de história, no ano de 2019, com elaboração e execução de um plano de aula para a docência das relações étnico-raciais, a partir do embasamento com a Base Nacional Comum Curricular, com o volume 05 dos Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais, realizado em uma escola estadual de ensino público, no município de Mamanguape, na Paraíba. Trabalhando em específico com alunos de 3º ano médio, sob supervisão do professor Manoel Miranda, abordando a temática da Consciência Negra, com metodologias práticas de abordagem participativa, objetivando comentar a experiência obtida, desenvolvendo questões relativas à educação étnico-racial e à interpretação dos alunos sobre as temáticas em sala e explanando sobre a aplicação da atividade, as reflexões e o produto resultante destas. Os procedimentos metodológicos que compõem a produção do trabalho são a pesquisa bibliográfica, o estudo de campo e a análise do produto e do resultado obtidos. E, como referenciais teóricos utilizou-se Gomes (2017), Gouvêa, Oliveira e Sales (2014), Bittencourt (2008) e Abreu e Mattos (2008).
Descrição: SOUZA, A. C. S. de. Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angelina Clara Silva de SousaPDF - Angelina Clara Silva de Sousa911.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito69.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.