Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23017
Título: O professor de educação física sinalizando em libras: brincadeiras e Jogos no processo educacional de alunos surdos.
Autor(es): Leite, Vandinaldo Ribeiro
Palavras-chave: Surdo
Escola bilíngue
Libras
Educação física
Data do documento: 21-Dez-2020
Resumo: Ao longo da história, o sujeito surdo foi estigmatizado em consequência dos conceitos e representações construídas acerca da surdez. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a importância das brincadeiras e jogos, no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física com alunos surdos de uma instituição escolar bilíngue para surdos, localizada no município de Gado Bravo, Paraíba, nordeste do Brasil. Tomamos como embasamento teórico os autores Benvenuto (2006), Skiliar (2007), Kishimoto (2007), Huizinga (2007) entre outros. Baseamos em uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco. Essas observações foram realizadas no período de fevereiro a dezembro de 2019. Os resultados indicaram que as brincadeiras e jogos quando são aplicados por um professor com conhecimentos em libras possibilita o desenvolvimento das competências motoras e linguísticas dos alunos surdos, assim como uma atenção constante do professor de educação física, durante suas aulas, podem chegar a identificar transtornos e dificuldades de aprendizagem nos referidos alunos. Portanto, as aulas do professor de educação física nas escolas bilíngues para surdos, quando bem planejadas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor dos alunos surdos.
Descrição: LEITE, V. R. O professor de educação física sinalizando em libras: brincadeiras e jogos no processo educacional de alunos surdos. 2020. 120f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23017
Aparece nas coleções:I - EEPEI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vandinaldo Ribeiro Leite.pdfPDF - Vandinaldo Ribeiro Leite3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito665.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.