Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2337
Título: Práticas de ensino da língua portuguesa para a educação de jovens e adultos: algumas reflexões metodológicas
Autor(es): Nunes, Jorge da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Língua Portuguesa
Prática de Ensino
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: A educação de jovens e adultos tem se tornado um instrumento indispensável para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea, embora se trate de uma modalidade de ensino que requer grandes mudanças e inovações nos processos metodológicos. Essas mudanças devem possibilitar ao indivíduo seja ele jovem e adulto, o desenvolvimento de seu potencial como cidadão, desenvolver/despertar suas habilidades considerando a ampliação das competências adquiridas durante a vida escolar, para alguns deles, ou durante a vida extraescolar, para a grande maioria. Diante disso, a educação de jovens e adultos passa a ser pensada como uma modalidade diferente da oferecida na rede regular de ensino (FREIRE, 1996). Atento a essa realidade, este trabalho questiona “Quais práticas de ensino da língua portuguesa envolvem e tornam sua aprendizagem mais significativa para alunos da EJA”? E, elege como objetivo geral: Investigar as práticas de ensino da língua portuguesa na EJA e, de modo específico: a) Discutir o ensino de língua portuguesa para jovens e adultos; b) Refletir sobre as necessidades do aluno adulto ao retornar à escola; c) Apresentar, de acordo com as fontes consultadas, práticas de leitura e de escrita que façam parte da vivência desses alunos. Esses objetivos atentam para o fato de que esse público tem retornado à escola e tem se defrontado com velhas práticas de ensino da língua, que não têm favorecido a sua permanência na escola. A língua, muitas vezes, tem sido ensinada com foco apenas em seus aspectos gramaticais e deles espera-se que o aluno saiba nomear as palavras dentro de um conjunto de classes ou que ele saiba reconhecer aspectos de sua sintaxe. É subtraída desse ensino a compreensão de que a língua se efetiva através de textos (PCNs, 1997; MARCUSCHI, 2008; KLEIMAN. 2005). Para que práticas efetivas de ensino da língua contemplem essa nova compreensão, é preciso repensar essas situações de ensino, entre elas, destacamos a formação inicial do professor de língua portuguesa e a estrutura do curso de letras; as estratégias metodológicas de ensino da língua; a necessidade de redimensionamento dos objetivos de ensino. Para tanto, a construção do presente artigo, se fundamenta em algumas discussões teóricas e contribuições advindas dos PCNs – LP; as Orientações Curriculares para a EJA; além de outras provenientes da Linguística Aplicada.
Descrição: Nunes, J. da S. Práticas de ensino da língua portuguesa para a educação de jovens e adultos: algumas reflexões metodológicas. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2337
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge da Silva Nunes.pdfJorge da Silva Nunes332.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.