Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2348
Título: O desafio do escrever na contemporaneidade: o que dizem os discursos de profissionais
Autor(es): Barros, Izabel Fernandes
Palavras-chave: Escrita
Comunicação
Escrita Digital
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: A prática do escrever é fato social que se funda nas necessidades da comunicação. No entanto, tem-se tornado alvo de discussões e até mesmo um desafio diante do grande avanço tecnológico. Por outro lado, há um consenso de que o conhecimento do escrever textos se restringe ao âmbito escolar, com a prática de um gênero escolar, funcionando, principalmente, como espaço para o domínio de regras gramaticais. Na verdade, o escrever textos circula nos meios sociais, atendendo a usos e funções reais da vida cotidiana e informatizada. Considerando esse contexto, realizamos entrevistas com sujeitos profissionais graduados e não graduados, com o objetivo geral de fornecer subsídios para contribuir com a discussão, no contexto do ensino, voltada para a relação entre a escrita e seu diálogo com a informatização. Como objetivo específico, pretendeu-se analisar os pontos de vista dos sujeitos profissionais acerca do modo como consideram a escrita digital contrapondo-a à escrita no papel. Tomando como perspectiva teórica, a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, corrente de estudo que tem como objeto de estudo o discurso e suas categorias fundamentais, ressaltou que todos os sujeitos entrevistados, apesar de exercerem funções bem distintas umas das outras em seus ambientes profissionais, apresentam uma mesma concepção de escrita, revelando confrontos e reflexões sobre o valor da escrita manual e da escrita digital.
Descrição: Barros, I. F. O desafio do escrever na contemporaneidade: o que dizem os discursos de profissionais. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2348
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Fernandes Barros.pdfIzabel Fernandes Barros1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.