Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23557
Título: A precarização dos direitos trabalhistas: o preço do “desenvolvimento” socioeconômico brasileiro.
Autor(es): Messiades, Davy Macgyver da Silva
Palavras-chave: Precarização
Socioeconômico
Direito Trabalhista
Reforma
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central verificar se é válida a tese que a precarização dos direitos trabalhistas é necessária à melhora socioeconômica nacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com intuito de se determinar quais foram as principais alterações nas leis trabalhistas brasileiras nos últimos anos, especialmente no período entre 2015 e 2020, analisando-se o comportamento da economia e da sociedade brasileira, no momento em que estas leis vigoraram. O estudo foi construído por meio de revisão bibliográfica associada à análise de indicadores socioeconômicos, fornecidos principalmente pelo IBGE. Verificou-se que a flexibilização ou a extinção dos direitos trabalhistas, ao menos no período estudado, não trouxeram significativa melhora ao cenário econômico e social, fato que pode se evidenciado pelo aumento do desemprego, da informalidade nas relações de trabalho e das desigualdades sociais, bem como pela na estagnação do PIB e do IDH brasileiro. Conclui-se que a tese que a redução dos direitos do trabalhador favorece o desenvolvimento socioeconômico, não se sustenta, pois os ganhos econômicos e sociais, quando existiam, foram relativamente insignificantes, quando comparados as perdas trabalhistas no mesmo período. Inclusive há outros meios menos danosos aos trabalhadores, a exemplo da taxação sobre as grandes fortunas, que só não são aplicados por “prejudicarem” o grande empresariado brasileiro.
Descrição: MESSIADES, Davy Macgyver da Silva. A precarização dos direitos trabalhistas: o preço do “desenvolvimento” socioeconômico brasileiro. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23557
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Direito - Davy Macgyver da Silva Messiades.pdfTCC de Direito - Davy Macgyver da Silva Messiades896.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito de TCC - Davy Macgyver da Silva Messiades.pdfTermo de Depósito de TCC - Davy Macgyver da Silva Messiades318.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.