Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23750
Título: A educação especial em uma perspectiva inclusiva: um panorama histórico
Autor(es): Carvalho, Sílvia Roberta Lucas de
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Desenvolvimento da aprendizagem
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: A educação especial teve uma trajetória de leis e diretrizes durante os séculos que foi essencial para dar maior visibilidade à uma população minoritária. Em uma perspectiva inclusiva no meio escolar, os alunos com necessidades específicas têm ganhado visibilidade em nossa sociedade quanto a sua percepção, principalmente de órgãos e instituições educacional. Assim, é importante que se estude como está sendo realizada a educação especial em uma perspectiva inclusiva, de modo a conhecer quais são as políticas públicas criadas para efetivar a inclusão escolar e a formação de professores para promover a educação especial e o uso de metodologias e métodos de ensino para lidar com as necessidades educacionais desses alunos. Desta forma, a problemática deste estudo é: Como se dá a educação especial a partir das considerações e viabilidades da educação inclusiva? Já o objeto geral deste estudo é refletir sobre a execução da educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva, considerando as leis vigentes no Brasil. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizando um levantamento em banco de dados online, como o Google Acadêmico e a Plataforma Capes, e também em revistas, produções acadêmicas e livros. Como conclusão, foram observadas mudanças consideráveis durante os últimos séculos com relação à presença das pessoas com necessidades específicas na sociedade, passando do ato de esconder e menosprezar para o destaque e inclusão social e educacional dos alunos que possuem algum tipo de deficiência. Ainda, a educação especial se mostra como uma forma peculiar da educação inclusiva, mas que é bastante relevante para a educação brasileira, principalmente no enfoque dado para o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos especiais para a comunidade.
Descrição: CARVALHO, S. R. L. A educação especial em uma perspectiva inclusiva: um panorama histórico. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23750
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sílvia Roberta Lucas de Carvalho.pdfPDF - Sílvia Roberta Lucas de Carvalho642.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito616.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.