Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23845
Título: A Literatura em questões do ENEM
Autor(es): Alcântara, Pallomma Cristina Costa de
Palavras-chave: Literatura
Ensino Médio
Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM
Data do documento: 21-Dez-2020
Resumo: Neste artigo, investigamos como se dá a abordagem da literatura em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - edição 2018. Objetivamos, com o estudo, verificar as habilidades, os conteúdos, os autores e os textos que compõem os enunciados de literatura para refletir sobre o que se espera do aluno de ensino médio no que se refere aos conhecimentos literários. Como objetivo específico, pretendemos fazer uma análise crítica de questões de literatura para verificar quais aspectos são priorizados na abordagem do texto literário. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental de cunho descritivo e interpretativo. A análise foi embasada nos pressupostos teóricos dos pesquisadores SILVA (2016), Alves (2006), Cosson (2012), Soares (2003), dentre outros. A partir da análise, chegamos à conclusão de que, nas questões de literatura presentes na prova do ENEM, ainda predomina o uso do texto literário sem priorizar as especificidades literárias; presença recorrente de autores do sexo masculino e do eixo sul/sudeste; cobrança de conhecimentos relacionados à historiografia literária; preponderância da exploração do poema em relação aos outros gêneros literários; primazia de autores e textos modernos e contemporâneos.
Descrição: ALCANTARA, P. C. C. de. A Literatura em questões do ENEM. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23845
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pallomma Cristina Costa de Alcântara.pdf633.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo.pdf332.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.