Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23942
Título: A oralidade performática do Slam: poesia subalterna na sala de aula
Autor(es): Santos, Ana Márcia Gonçalves dos
Palavras-chave: Poetry Slam
Oralidade
Performance
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 23-Dez-2020
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre a utilização do Poetry-Slam em sala de aula, com o objetivo de oferecer uma alternativa diferente de abordagem dos gêneros literários em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sua construção busca debater os conceitos de oralidade, performance e literatura não-canônica. Realiza, ainda, uma contextualização acerca do Movimento Slam, suas origens e principais características. Por fim, utilizando o modelo de Genebra de Schneuwly, Dolz e Noverraz, como metodologia, apresenta uma proposta de Sequência Didática possível de ser aplicada em turmas de EJA do V ciclo. Conclui, amparado na revisão de literatura e na proposta da Sequência Didática que o Poetry Slam pode ser utilizado em sala de aula como forma de aproximar os estudantes da Poesia enquanto gênero, além de contribuir para a criação de ambientes mais inovadores, inclusivos e socialmente relevantes dentro das salas de aula.
Descrição: SANTOS, A. M. G. A oralidade performática do Slam: poesia subalterna na sala de aula. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23942
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF_Ana_Marcia_Gonçalves_dos_Santos.pdfPDF_Ana_Marcia_Gonçalves_dos_Santos622.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF_Termo_de_Depósito.pdfPDF_Termo_de_Depósito566.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.