Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23944
Título: A prática do ledor para estudantes cegos: relato de experiência
Autor(es): Silva, Francilene Flor da
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência visual
Ledor
Cego
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O presente estudo se caracteriza como um relato de experiência profissional de ledora para estudantes com deficiência visual no Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Assim, o objetivo principal do presente trabalho é debater os desafios enfrentados pelos ledores no acompanhamento aos estudantes com deficiência visual. Utilizamos um relato de experiência como caminhos metodológicos. O material utilizado foram registros rememorados pela pesquisadora em relação a sua atuação como ledora. Os resultados indicaram que o trabalho do ledor para estudantes com deficiência visual vai além de ler textos didáticos. Outras intervenções deste profissional, como adaptar recursos pedagógicos e avaliação, assim como auxiliar os estudantes com deficiência visual no manejo das TICs mediam no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes. Portanto, a intervenção pedagógica do ledor é um fator indispensável para os estudantes com deficiência visual que esteja em um processo de inclusão educacional.
Descrição: SILVA, F. F. da. A prática do ledor para estudantes cegos: relato de experiência. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23944
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francilene Flor da Silva 121610414.pdfFrancilene Flor da Silva PDF832.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Documento de digitalização analógica 2021-06-25_2.pdfTERMO DE DEPÓSITO. pdf584.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.