Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24036
Título: Princípio da laicidade do estado: um estudo comparado entre países
Autor(es): Grangeiro, Douglas Bezerra
Palavras-chave: Laicidade
Liberdade de Crença
Estado
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o princípio da laicidade do Estado em duas frentes: a da estruturação do Estado, de um lado; e de outro, a da sua relação com a liberdade religiosa dos cidadãos. Para tanto, tratará brevemente sobre o surgimento do princípio laicidade para, posteriormente, analisar os modelos adotados em três países: Brasil, França e Estados Unidos. Em seguida, faz uma síntese dos denominadores comuns entre os ordenamentos e de seus pontos destoantes e críticos sobre o tema. Através de julgados, leis e posicionamentos doutrinários, buscou-se construir, com pesquisa bibliográfica e documental, um trabalho baseado nos métodos dedutivo e comparativo. Com base nisso, apresenta denominadores comuns, principal objetivo, com vistas a ter uma visão mais clara da linha de equilíbrio entre a laicidade e a liberdade de crença. Tem como justificativa a necessidade de clarear paradigmas de interpretação, com o intuito de alcançar maior justiça aos dilemas nacionais entre laicidade e religiosidade.
Descrição: GRANGEIRO, Douglas Bezerra. Princípio da laicidade do estado: um estudo comparado entre países. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24036
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Bezerra Grangeiro.pdf506.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.