Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Elizabete Faustino-
dc.date.accessioned2021-07-29T23:38:29Z-
dc.date.available2021-07-29T23:38:29Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24157-
dc.descriptionMENDES, E. F. O ensino da leitura em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Campina Grande-PB: que realidade temos? 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA monografia aqui apresentada é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola da rede Municipal de Campina Grande-PB, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo principal verificar e discutir qual é o espaço que a leitura ocupa na rotina de uma turma de alfabetização de jovens e adultos. Especificamente busca-se, identificar quais atividades de leitura são desenvolvidas, na prática de Alfabetização de Jovens e Adultos, no intuito de caracterizar ou analisar como a leitura é trabalhada e avaliada no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos. A pesquisa é de caráter qualitativo e para o seu desenvolvimento foi utilizado o método de observação direta das aulas, seguido da aplicação de um questionário com a docente da turma pesquisada e de uma entrevista semiestruturada com uma amostra de seis estudantes de uma turma multiano de primeiro e segundo ano. Para tanto nos embasamos teoricamente em autores como: Leite e Gazoli (2012), Colello (2010) Cavalcante (2018), Assis (2018) entre outros. Os dados foram analisados e relacionados com a teoria. Os resultados obtidos em nossa coleta apontam para a constatação de que as atividades de leitura são priorizadas na realidade investigada, pois elas acontecem diariamente em momentos exclusivos de leitura, bem como, na realização de atividades dos outros componentes. Constatamos ainda que embora ela seja priorizada, em sua maior parte não cumprem a função de uma alfabetização letrada, em que os alunos aprendem a decodificar ao mesmo passo que conseguem utilizar essa aprendizagem nas várias situações de sua vida social em que a leitura se faz presente.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Ms. Cristina Sales Cruz.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleO ensino da leitura em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Campina Grande-PB: que realidade temos?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC preenchido Beth.pdfTermo de Deposito TCC - Beth54.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Elizabete Faustino.pdfPDF - Elizabete Faustino471.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.