Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181
Título: A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar
Autor(es): Guimarães, José Queiroz
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Formação acadêmica continuada
Professor de Geografia
Processo de ensino-aprendizagem
Formação docente
Data do documento: 28-Jun-2021
Resumo: Esse estudo reforça a relevância da formação docente continuada de professores de Geografia a fim de que estes se apropriem de estratégias no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, o artigo apresentou o seguinte objetivo geral analisar como a formação docente continuada do professor de Geografia pode contribuir para atuação interdisciplinar desse profissional. Já os objetivos específicos constaram de conhecer os benefícios de uma boa formação inicial e continuada de professores de Geografia; identificar os principais obstáculos para a formação continuada de professores de Geografia; verificar, na literatura, se a interdisciplinaridade, nas aulas de Geografia, pode favorecer um aprendizado mais significativo. E que desta forma, seja possível uma reflexão acerca da prática educacional e do aperfeiçoamento do referido processo, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos a partir da sua inserção no meio educacional como seres que constroem o conhecimento. É importante destacar que a interdisciplinaridade é um recurso muito importante e que as disciplinas não devem ser ilhas. Quanto à metodologia, o estudo se pautou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos com as leituras realizadas mostraram que a formação tanto acadêmica quanto continuada de professores de Geografia se mostra como uma possibilidade para contribuir com o desenvolvimento das habilidades do professor. Além disso, ressalta-se que a formação deve ser focada na aprendizagem dos alunos no sentido de torná-los abertos para refletir e opinar sobre seus interesses e necessidades. Como conclusão, tem-se que a formação do professor de Geografia é indispensável no sentido de possibilitar uma educação de qualidade e é preciso haver políticas públicas que fomentem formações a fim de contribuir para uma prática de ensino perseverante e comprometida com os alunos, na perspectiva de oportunidades para que estes possam refletir criticamente o modo como obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: GUIMARÃES, J. Q. A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Queiroz Guimarães.pdfPDF - José Queiroz Guimarães.pdf263.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.