Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24238
Título: Direito à saúde: mandamento constitucional e atuação do Estado
Autor(es): Cardoso, Diego Eliezer do Nascimento
Palavras-chave: Direito à saúde
Dever do Estado
Princípio da dignidade da pessoa humana
Direito fundamental à saúde
Data do documento: 25-Abr-2019
Resumo: A presente monografia aborda o direito à saúde, enquanto mandamento constitucional e o papel do Estado em garantir esse direito, tendo em vista que, é cada vez mais fomentado no âmbito jurídico, em razão do elevado número de ações, nos órgãos jurisdicionais, requerendo a disponibilização e concessão de medicamentos e/ou tratamentos, entre outras obrigações de incumbência assistencial relativo à saúde pelo Estado. Apesar de a Constituição elencar como fundamento da República Federativa do Brasil, o princípio da dignidade da pessoa humana que norteia a prevalência dos direitos humanos, os usuários não têm gozado de uma prestação médica assistencial efetiva que garanta o mínimo necessário. Com objetivo de analisar a efetividade e aplicabilidade do Direito Fundamental à saúde, discrito na Constituição Federal, considerando que, o mencionado direito é também um dos direitos sociais elencados no caput do art. 6º e art. 196, abordando-se, ainda, leis infraconstitucionais voltadas especificamente para a garantia do direito à saúde, tais como: Lei nº 8.080/90, Lei nº 8.142/90. Pretende-se, por fim, demostrar que se trata de uma responsabilidade compartilhada para a prestação de serviços de saúde da União, Estados e Municípios, a obrigação legal de cuidar da saúde dos cidadãos. Metodologicamente, o trabalho é caráter exploratório e natureza bibliográfica e documental.
Descrição: CARDOSO, D. E. do N. Direito à saúde: mandamento constitucional e atuação do Estado. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24238
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Eliezer do Nascimento Cardoso.pdf817.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.