Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2424
Título: Reflexões sobre as práticas de escrita no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Arruda, Mayara Barreto
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Escrita
Livro Didático
Ensino Fundamental
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este trabalho tende avaliar o livro didático de Língua Portuguesa, no que concebe as propostas de escrita, tendo em vista que este é um elemento norteador do processo ensino-aprendizagem. Trataremos sobre os processos de escrita em livros didáticos do ensino fundamental e, especificamente, das séries iniciais, considerando-se relevante verificar, se a forma como o L.D trabalha a produção textual, contribui para que o aluno torne-se apto a fazer uso social da escrita, uma vez que este representa, muitas vezes, o único recurso didático acessível tanto para o professor quanto para o aluno. Sob essa ótica, temos por objetivo avaliar as concepções de escrita subjacentes às propostas de produção escrita. Ao final da pesquisa, percebemos que já houve uma relevante reformulação nos suportes didáticos utilizados nas aulas de língua portuguesa deixando margens para o professor trabalhar com mais eficácia. Para tanto, como suporte teórico nos apropriaremos das concepções de escrita enfatizadas por Garcez (2004), Sercundes (2000), Geraldi (1984), entre outros, os quais defendem a escrita como um processo contínuo de interação entre indivíduos, que estão inseridos nas práticas sociais.
Descrição: Arruda, M. B. Reflexões sobre as práticas de escrita no livro didático de língua portuguesa. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2424
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Barreto Arruda.pdfMayara Barreto Arruda2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.