Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24272
Título: Dificuldades das audiências de custódia no município de Boqueirão – PB
Autor(es): Sousa, Antônio José Damião Veras
Palavras-chave: Audiência de Custódia
Direito Penal
Conselho Nacional de Justiça
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado ―Dificuldades das Audiências de Custódia no Município de Boqueirão – PB‖, tem como objetivo central evidenciar e expor as dificuldades encontradas para se concretizar efetivamente as audiências de custódia no Município de Boqueirão. A audiência de custódia consiste na condução do preso, sem demora, à presença de uma autoridade judicial, que deverá, a partir de prévio contraditório estabelecido entre o Ministério Público e a Defesa, exercer um controle imediato da legalidade e da necessidade da prisão, assim como apreciar questões relativas à pessoa do cidadão conduzido, notadamente a presença de maus tratos ou tortura. Questiona-se então:quais são as dificuldades encontradas para a concretização e a efetividade das audiências de custódia do Município de Boqueirão – Paraíba?Para atingir os objetivos propostos foram utilizados o método observacional e o dedutivo.Considerando-se o critério de classificação do tipo de pesquisa tem-se quanto aos fins, uma pesquisa descritiva, porque embora a audiência de custódia seja uma realidade e um avanço no processo penal, dando maior celeridade da apresentação do custodiado à presença do juiz, este fato não vem ocorrendo de maneira regular no Fórum Desembargador Raphael Carneiro do Município de Boqueirão de acordo com as determinações da Resolução n° 213, do Conselho Nacional de Justiça equanto aos meios, trata-se de pesquisa bibliográfica, porque, para a fundamentação teórica do trabalho foram utilizados materiais acessíveis ao público em geral, tais como: livros, artigos, resoluções, súmulas, e legislações.O prazo nas audiências de custódia é de fundamental importância para que seus objetivos sejam alcançados, ou seja, busca dessa forma evitar a manutenção de prisões ilegais e desnecessárias, bem como de sofrer tortura no momento da prisão.
Descrição: SOUSA, Antônio José Damião Veras. Dificuldades das audiências de custódia no município de Boqueirão – PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24272
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio José Damião Veras Sousa.pdf8.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.