Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24275
Título: A inconstitucionalidade da tarifação da indenização por dano extrapatrimonial.
Autor(es): Almeida, Lais Suelen Bezerra Alexandre
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Dano extrapatrimonial
Responsabilidade civil
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o tabelamento de valores indenizatórios do dano extrapatrimonial no Direito do Trabalho, introduzido pela Lei n. 13.467/20117, conhecida como Reforma Trabalhista. Em especial, será analisada a inconstitucionalidade do artigo 223-G da Consolidação das Leis do Trabalho diante da sua incompatibilidade com a matriz constitucional brasileira. Para tanto, os conceitos de responsabilidade civil e dano extrapatrimonial serão detalhados, com o intuito esclarecer como o instituto da responsabilidade civil vem sendo aplicado na seara trabalhista e quais as mudanças resultantes a partir da Reforma Trabalhista. Quanto ao método científico, foram utilizados os métodos dedutivo e dialético, a partir da investigação bibliográfica. Partindo do exame das críticas formuladas sobre o sistema de tabelamento de valores indenizatórios até a análise das ações propostas para a declaração da inconstitucionalidade do art. 233-G da CLT.
Descrição: ALMEIDA, Lais Suelen Bezerra Alexandre. A inconstitucionalidade da tarifação da indenização por dano extrapatrimonial. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24275
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lais Suelen Bezerra Alexandre Almeida.pdf8.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.