Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24341
Título: Vedação de Habeas Corpus para prisões disciplinares aplicadas aos militares estaduais: representação concreta de um desrespeito aos direitos fundamentais?
Autor(es): Melo, João Paulo Alves de
Palavras-chave: Direitos Humanos
Direitos Fundamentais
Habeas Corpus
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Os Direitos Humanos geram efeitos no ordenamento jurídico quando são positivados, se tornando Direitos Fundamentais, presentes na CRFB/1988. A Constituição prevê o Habeas Corpus para repelir prisões irregulares. O § 2º do artigo 142 da CRFB/1988 apresenta uma vedação absoluta a concessão de Habeas Corpus para prisões disciplinares. É possível questionar se essa vedação representa um desrespeito aos direitos fundamentais dos militares estaduais. Através da análise da evolução histórica dos Direitos Humanos, do procedimento para concessão do Habeas Corpus, das transgressões disciplinares e a forma de apuração e os reflexos da vedação no âmbito do Direito Internacional, será feita a analise do fato observando inclusive os exemplos de estados que já não aplicam as prisões disciplinares e sugerindo mudanças, como a adoção de códigos de ética.
Descrição: MELO, João Paulo Alves de. Vedação de Habeas Corpus para prisões disciplinares aplicadas aos militares estaduais: representação concreta de um desrespeito aos direitos fundamentais?. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24341
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joao Paulo Alves de Melo.pdfPDF - Joao Paulo Alves de Melo694.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.