Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24851
Título: Flexibilização da renda per capita para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC): a importância da análise individualizada da condição de miserabilidade
Autor(es): Silva, João Lucas de Lima
Palavras-chave: Benefício de Prestação Continuada
Idoso
Pessoa com deficiência
Renda
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente trabalho visa analisar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é a garantia de um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiências que se encontram em situação de miserabilidade. Por miserabilidade, entende-se a impossibilidade de prover o próprio sustento nem de tê-lo provido por sua família. Atualmente, é considerado incapaz de prover o próprio sustento ou de tê-lo provido por sua família, preenchendo o requisito econômico para concessão do benefício, o idoso ou a pessoa com deficiência cuja renda familiar mensal per capita seja igual ou inferior a ¼ do salário mínimo. Diante disso, a discussão principal se desenvolve a partir do seguinte questionamento: “Uma análise objetiva da renda per capita familiar é capaz de definir quem necessita de apoio assistencial?”. Justifica-se, assim, o presente artigo, devido a relevância do tema, que sofreu recentes atualizações legislativas, que podem representar um importante passo na proteção assistencial a partir da análise de cada caso concreto. A pesquisa se projeta, quanto aos seus fins, com caráter explicativo, e, quanto aos meios, no âmbito bibliográfico, buscando, dentro dos limites estabelecidos, com base em material já publicado que propicia o embasamento teórico do assunto pesquisado, responder a problemática apresentada. Com isso, o trabalho tem como base o próprio Benefício de Prestação Continuada, seu conceito e requisitos, onde o benefício está localizado na estrutura da seguridade social do país, além de uma análise jurisprudencial e atualizações legislativas sobre o critério de renda para sua concessão. Por meio deste estudo, chegou-se à conclusão de que, independentemente do aumento da renda base para concessão do Benefício de Prestação Continuada, ao estabelecer um critério objetivo para definir a condição de miserabilidade, a legislação generaliza um requisito subjetivo, distanciando-se do cumprimento da função social do benefício, que é a proteção dos idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade econômica, que necessitam de uma análise mais justa e cautelosa para sua comprovação.
Descrição: SILVA, João Lucas de Lima. Flexibilização da renda per capita para concessão do benefício de prestação continuada (BPC): a importância da análise individualizada da condição de miserabilidade. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24851
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Lucas de Lima Silva.pdfPDF - João Lucas de Lima Silva381.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito328.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.