Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24929
Título: Democracia moderna e representatividade: origem, conceito e povo
Autor(es): Farias, Bruno Ferreira
Palavras-chave: Democracia
Psicologia das Multidões
Sociedade
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: De uma perspectiva científica tem-se que os constantes intentos interrogativos servem, por vezes, como vara de medir, impedindo o desvirtuamento da ciência, da evolução, e de seus frutos. Assim, o trabalho apresentado, se mostrará de grande valia para o desenvolvimento da ciência política e do direito, sendo esse reflexo direto daquele. Por uma ótica social, é da mais fundamental importância entender os aspectos basilares que compõe uma sociedade, nesta perspectiva, em um cenário de tamanha incerteza político-jurídico-social, faz-se mister a discursão e validação de valores tidos como axiomáticos. A democracia é, com efeito, a grande marca do processo civilizatório, e todo esforço para a sua consolidação é mais um marco que, na pior das hipóteses, minora os retrocessos sociais. O trabalho objetiva definir o conteúdo histórico, jurídico e social, necessário para identificar estruturas de como o povo vem intervindo na democracia. Analisar iniciativas, casos, e dados que revelem como o governo e estruturas de Estado respondem à participação popular. O trabalho fundamentou-se nos textos de Emmanuel Joseph Sieyès, Gustave Le Bon, e Joseph A. Schumpeter, que foram imprescindíveis para a construção do pensamento aqui exposto. O estudo vem a enquadrar-se como uma pesquisa teórica. Para o presente trabalho o nível de estudo foi o descritivo e explicativo. Quanto aos métodos de procedimento, a pesquisa adotou a técnica funcionalista. Portanto, a pesquisa foi documental e bibliográfica uma vez que consultou leis federais e informações disponíveis na doutrina jurídica. Os dados obtidos receberam um tratamento quali-quantitativo, pois a obtenção dos dados seja em número ou não, revelou não apenas quantidade, mas também significações sociais.
Descrição: FARIAS, Bruno Ferreira. Democracia moderna e representatividade: origem, conceito e povo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24929
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno Ferreira Farias.pdfTCC - Bruno Ferreira Farias.pdf235.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf72.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.