Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24930
Título: Aplicação das regras da proteção da pessoa dos filhos aos animais não humanos domésticos: uma análise acerca do instituto da guarda.
Autor(es): Brito, Wagner de Sousa
Palavras-chave: Direito animal
Direito de família
Família multiespécie
Guarda
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Este artigo propõe a releitura e adaptação do instituto da guarda sob a ótica do Direito Animal. Tem por intuito propor uma solução temporária às recorrentes demandas de litígio, em ações de divórcio, envolvendo a busca pela guarda de animais não humanos, numa perspectiva de salvaguardar os direitos destes. Para tanto, explana sobre a natureza jurídica dos animais no Direito brasileiro, elencando a previsão constitucional sobre o tema, a sua capacidade de ser parte e o anacronismo do Código Civil pátrio. Outrossim, discorre sobre o conceito jurídico da família multiespécie e especifica as tutelas da guarda adaptadas a uma realidade que objetiva proteger a dignidade animal.
Descrição: BRITO, Wagner de Sousa. Aplicação das regras da proteção da pessoa dos filhos aos animais não humanos domésticos: uma análise acerca do instituto da guarda. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24930
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - WAGNER DE SOUSA BRITO.pdfPDF - WAGNER DE SOUSA BRITO3.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito5.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.