Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2507
Título: Isabel: da água à metanoia, em A Correnteza de Alina Paim
Autor(es): Xavier, Janaína Romão
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Crítica Literária
Romance
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O romance A Correnteza (1979), da escritora sergipana Alina Paim, constitui o objeto desta pesquisa de natureza bibliográfica. Centralizando-se na personagem Isabel, protagonista da história, mulher de meia-idade que mora sozinha numa grande casa de subúrbio, por ela construída, na capital carioca, o romance foca principalmente o conflito psicológico motivado por uma crise de consciência ocorrida na personagem aos 57 anos de idade, fato que culmina um processo de individuação assim descrito em seus lances decisivos. Este trabalho, portanto, configura um estudo do relacionamento entre os elementos ficcionais do romance escolhido. A simbologia da água aparece como dominante na metaforização do processo individuatório de Isabel, e as significações do elemento água no romance são analisadas de acordo com as visões de Chevalier (2007) e Bachelard (1989). Com a metanoia, estudada através do conceito de Monteiro (2008), é possível perceber a construção desse eu-indivíduo da personagem através da sua jornada intima e identificar as características da individuação. No transcorrer do processo, Isabel revê as recordações do passado como passo para a busca de suas origens, recompondo em flashes lembranças que descrevem sua trajetória até então e as possíveis consequências geradas por seus atos. A proposta é observar e analisar quais os fatores determinantes da relação da personagem com as descobertas e conclusões por ela alcançadas através do processo de autoconhecimento a que se dedica.
Descrição: Xavier, J. R. Isabel: da água à metanoia, em A Correnteza de Alina Paim. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2507
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Romão Xavier.pdfJanaína Romão Xavier689.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.