Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25106
Título: Gravidez por substituição: o sonho de descendência biológica por casais homossexuais masculinos e a ausência de legislação no Brasil
Autor(es): Aquino, Antônio Carlos Ferreira
Palavras-chave: Gravidez de substituição
Barriga de aluguel
Casais homoafetivos masculinos
Parentalidade
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: O presente estudo busca responder à questão: por que não existe legislação no Brasil acerca da gravidez por substituição, dando enfoque aos casais homossexuais masculinos que buscam o procedimento em detrimento à adoção; apresenta a diferenciação entre o procedimento realizado no país e a barriga de aluguel, prática regulamentada em alguns países, mas proibida pela Constituição Federal do Brasil e pela Lei de transplantes de órgãos, Lei 9.434/1997. Descreve o histórico e evolução das resoluções do Conselho Federal de Medicina que regem deontologicamente a prática por profissionais e clínicas de saúde e as propostas de lei pendentes de apreciação do Congresso Nacional. Destaca-se a Política Nacional de Atenção Integral a Reprodução Humana no âmbito do SUS, Portaria MS 426/GM, e a limitação da rede pública para a realização do procedimento. Apontam-se as dificuldades enfrentadas pelos casais gays masculinos na realização do sonho da parentalidade biológica. Apresentam-se as intervenções da Justiça nas lacunas deixadas pelo legislador/Estado sobre questões que orbitam a gravidez por substituição, como o registro civil do nascimento de crianças havidas da RA e o custo com a realização do procedimento. Utilizou-se método dedutivo e técnicas de revisão literária, com enfoque na legislação brasileira vigente, artigos científicos e resoluções do Conselho Federal de Medicina sobre o tema.
Descrição: AQUINO, Antônio Carlos Ferreira de. Gravidez por substituição: o sonho de descendência biológica por casais homossexuais masculinos e a ausência de legislação no Brasil. 2021. 29p. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25106
ISSN: CDD 342
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANTONIO CARLOS FERREIRA DE AQUINO.pdfPDF - ANTONIO CARLOS FERREIRA DE AQUINO1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito353.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.