Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25332
Título: Utilização do sistema de convênios, na perspectiva de captação de recursos para o município de Poço Dantas, PB: importância e desafios
Autor(es): Oliveira, Francisco Ricélio Machado
Palavras-chave: Gestão Pública
Gestão de Convênios
SICONV
Data do documento: 28-Out-2021
Resumo: O sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV) é o novo sistema de repasse no âmbito federal, esse sistema serve como meio de promoção a descentralização na gestão de recurso público federal, sendo repassados para outros entes públicos ou privados, com objetivo de viabilizar uma melhora na administração pública. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar como o município de Poço de Dantas, Paraíba, desenvolve os projetos e realiza a captação de recursos. Para alcance do objetivo, a pesquisa teve fim exploratório. E utilizou a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, como meio de alcance dos resultados. Como ferramentas para coleta de dados foi realizado uma pesquisa in loco no setor administrativo da prefeitura de Poço Dantas PB; também foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas, aos funcionários do setor administrativo. Logo, após análise de dados, ficou evidente que as maiores dificuldades encontradas pelo município no processo de captação recursos e elaboração de projeto são a prestação de contas, Certidões de Débitos e Negativas, dificuldades no processo de aditivos, falta de profissionais qualificados. Dentre os motivos mais frequentes para não aprovação de convênios propostos através do parecer dos ministérios, destaca-se os projetos irregulares em relação ao objeto, incompatibilidade entre o projeto e o valor solicitado e a falta de documentação. Portanto, observou-se que o acesso ao SICONV é viável, e quando bem gerenciado por uma equipe capacitada tecnicamente pode viabilizar repasses de grande porte a gestão que o acolhe sem receios.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco Ricélio Machado. Utilização do sistema de convênios, na perspectiva de captação de recursos para o município de Poço Dantas, PB: importância e desafios. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EAD Gestão Pública-Tecnológico). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25332
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Ricélio Machado de Oliveira.pdfPDF - Francisco Ricélio Machado de Oliveira840.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito116.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.