Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25852
Título: A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autor(es): Marenco, Anna Raphaella de Lima
Palavras-chave: Multimodalidade
Leitura
Língua espanhola
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: O trabalho em questão teve como objetivo observar as questões de leitura do ENEM (2010-2019) na área de Língua Espanhola quanto à presença da multimodalidade. Para isso, nos apoiamos nos aportes teóricos sobre multimodalidade de Kress & Van Leeween (1996); Kress (2000, 2007, 2010) e sobre leitura amparamos nossa análise no conceito de leitura delineado por Luke & Freebody (1997) e Van Leeuwen (2005). Além disso, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com apoio de dados quantitativos, para descrever e interpretar nossos dados. Ainda, foi possível através de nossa análise encontrar dados relevantes sobre o tratamento da leitura multimodal no ENEM, como por exemplo, que em seis dos dez anos de aplicação do ENEM, existiu uma questão - de um total de cinco - que abordava mais de um modo de significação, quais sejam: Linguagem verbal e Linguagem visual. Assim, compreendemos que a multimodalidade obteve baixa representatividade no Exame em questão, apesar de ser um conteúdo extremamente relevante para o ensino de língua estrangeira, em especial para a língua espanhola.
Descrição: MARENCO, A. R. de L. A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25852
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.pdf69.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ARTIGO ANNA RAPHAELLA COM FICHA.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.